Results for 'Sandra Célia Coelho Gomes da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  23
    Romaria do Bom Jesus da Lapa: reprodução social da família e identidade de gênero feminina.Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - 2018 - Horizonte 16 (49):399-401.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Community Discernment as an Educational Process for Synodality.Allan da Silva Coelho - 2023 - European Journal of Theology and Philosophy 3 (2):37-44.
    Pope Francis calls for a “synodal church”. Synodality is not just a way of participating in decisions, but a way of being in community. Today we face different difficulties for the synodal practice, arising from the Christian tradition itself and from the way we live under a radically individualistic economic system and little used to social and community ties. However, such articulation leads to a catastrophic social and climate crisis and favors fascist alternatives. Faced with this, an educational process is (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade.Jung Mo Sung & Allan da Silva Coelho - forthcoming - Horizonte:651-651.
    Walter Benjamin e um setor da Teologia da Libertação, em especial aquele que se articula em torno à Escola do DEI, tem diversas convergências na crítica do capitalismo como religião. Esta proposição desafia pressupostos modernos das teorias da religião exigindo uma revisão conceitual que permita compreender melhor o poder de legitimação/fascínio ou questionamento da economia política capitalista. Neste artigo procuramos refletir sobre esta revisão da teoria da religião e propor uma abordagem que relaciona Benjamin e a teologia da libertação. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Afinidades entre marxismo e cristianismo da libertação: uma análise dialético-compreensiva.Flávio Munhoz Sofiati, Allan da Silva Coelho & Rodrigo Augusto Leão Camilo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):115-134.
    Resumo: As apropriações de conceitos da teoria marxista por parte de teólogos da libertação podem ser consideradas incoerentes, seja pela histórica relação de condenação mútua entre marxistas e clérigos, seja pela distinção entre religião e economia-política, típica da modernidade. Diante disso, o conceito de afinidade eletiva de Weber, na interpretação do sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy, possibilita renovar os estudos dos fenômenos sociais nos quais o marxismo e a teologia cristã parecem fundir-se em uma crítica social radical, como teologia da libertação. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    A vida religiosa feminina e as relação de poder na Ordem dos Pregadores: reflexões a partir dos epistolário de Jordão da Saxônia.Carolina Coelho Fortes & Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva - 2017 - Horizonte 15 (48):1220.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Teoria Crítica e Educação Na Atualidade: Olhares Plurais (Apresentação).Luzia Batista de Oliveira Silva, Alex Sander da Silva & Allan da Silva Coelho - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:1-4.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Dilemas educacionais.Floriano Euclides Gomes da Silva Silva & Mariana Pícaro Cerigatto - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O artigo visa discutir no campo educacional a presença das tecnologias e suas influencias quanto à crise de desempenho do indivíduo dentro da sociedade, analisar como a escola e a educação passaram a lidar com a propagação de informações por parte dos alunos, e compreender os impactos advindos desse isolamento social provocado pela Pandemia da COVID-19. Com base em autores como Foucault (2009), Han (2018), França (2018) e Serres (2013). Concluindo que se deve ter criticidade ao utilizar esses recursos, ponderando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Deus existe?Elias Gomes da Silva - 2017 - Horizonte 15 (45):305-313.
    A propósito do Livro SWINBURNE, Richard. Deus Existe? Tradução de Agnaldo Cuoco Portugal. Brasília: Academia Monergista, 2015. 192p.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Filosofia e educação.Vitor Gomes da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:119-126.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Kierkegaard: construção do estético de Theodor Adorno.Elias Gomes Da Silva - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  29
    As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538. [REVIEW]Eunice Simões Lins Gomes, Pierre Normando Gomes-da-Silva & Claudiana Soares da Costa - 2012 - Horizonte 10 (26):538-551.
    Entendemos que nenhuma sociedade constrói o presente e alicerça o futuro sem compreender sua cultura e sem conhecer o significado de sua história. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia aplicada na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, cujo propósito foi despertar a imaginação simbólica dos alunos através do uso das lendas presentes nos livros didáticos do ensino religioso ministradas pelos docentes. Os temas estudados têm como base teórica a fenomenologia da religião, a antropologia e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Habitual Leadership Ethics: Timelessness and Virtuous Leadership in the Jesuit Order.Jose Bento da Silva, Keith Grint, Sandra Pereira, Ulf Thoene & Rene Wiedner - 2023 - Journal of Business Ethics 188 (4):779-793.
    This paper is about the relationship between leadership, organisational morals, and temporality. We argue that engaging with questions of time and temporality may help us overcome the overly agentic view of organisational morals and leadership ethics that dominates extant literature. Our analysis of the role of time in organizational morals and leadership ethics starts from a virtue-based approach to leading large-scale moral endeavours. We ask: how can we account for organizational morality across generations and independently of the leader? To address (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Sexualidade infantil: a percepção de professores de uma escola do município de Osório/RS.Wilian Gomes da Silva & Mariana Canellas Benchaya - 2021 - Aletheia 54 (2):123-132.
    Este estudo teve por objetivo analisar a percepção de professores da educação infantil acerca da sexualidade na infância. Delineou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualitativo. Utilizou-se do Grupo Focal (GF) como método de coleta de dados. Dentre os instrumentos utilizados na coleta, fizeram-se presentes a observação-participante, o questionário sociodemográfico e o roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pelos autores. Para a análise dos resultados, recorremos à Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados apontaram para a presença da sexualidade no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich.Elias Gomes da Silva - 2015 - Horizonte 13 (38):1167-1168.
    A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia sistemática, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    A filosofia do judaísmo.Elias Gomes da Silva - 2019 - Horizonte 17 (52):530-539.
    Resenha do livro A filosofia do judaísmo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Inquisição ao avesso: a trajetória de um inquisidor a partir dos registros da Visitação ao Tribunal de Goa.Célia Cristina da Silva Tavares - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):17-30.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O crime de lavagem de dinheiro nas organizações religiosas.Felipe Gabriel da Silva Alvares & Tiago Teixeira Coelho - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    O CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Medical ethics when moving towards non-anonymous gamete donation: the views of donors and recipients.Sandra Pinto da Silva, Cláudia de Freitas & Susana Silva - 2022 - Journal of Medical Ethics 48 (9):616-623.
    Drawing on the views of donors and recipients about anonymity in a country that is experiencing a transition towards non-anonymous gamete donation mandated by the Constitutional Court, we explore how the intersection between rights-based approaches and an empirical framework enhances recommendations for ethical policy and healthcare. Between July 2017 and April 2018, 69 donors and 147 recipients, recruited at the Portuguese Public Bank of Gametes, participated in this cross-sectional study. Position towards anonymity was assessed through an open-ended question in a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Usos do dicionário.Amós Coêlho da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):45-54.
    A não ser que se investigue em dicionários, como seria possível, relacionar “alto, aluno, adolescente, alimento” como família cognata, cuja base seria do latim alo, alis, alĕre, alui, altum / alitum (alimentar)? A capacidade de inovação na língua literária e padronização da língua usual. A deriva da língua, ou seja, orientações de mudanças embutidas ou encapsuladas numa fase linguística: ou ainda, como a denominou Serafim da Silva Neto: tendência linguística. A interação social no mundo da comunicação entre os indivíduos. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A adivinha de esaú E jacó.Amós Coêlho da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):27-37.
    No capítulo primeiro de Esaú e Jacó, Machado de Assis faz referência à Pítia e recomenda a leitura de Ésquilo, destacando a peça trágica as Eumênides, a propósito da consulta que Natividade fará à adivinha Bárbara no Morro do Castelo. A expressão machadiana foi dada à estruturação das ansiedades humanas em saber o que será o amanhã. Se na Grécia antiga era a sorte, agora é um número de espera, e completa o Autor que se alcance a verdade nesta nova (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A identidade mítica de Roma.Amós Coêlho da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):19-25.
    A preocupação humana com o tempo. O mito como revelação. A linguagem simbólica do homem. A identidade como tema épico. O mito grego e o latino. Quanto aos contatos históricos, o que se preservou do estoque mítico indo-europeu na civilização romana. O caldeamento social com os etruscos e os gregos e a formação da religião romana.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Eco E narciso.Amós Coelho da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):65-72.
    Na Grécia, Eco, um ponto de encontro para múltiplos mitos etiológicos, porque esclarecem, por exemplo, a origem do eco, é a ninfa dos bosques e das fontes. Uma possível significação de ninfa é o seu vir a ser que é o próprio existir da natureza, já que morre e renasce, constantemente. De modo geral, as ninfas povoam os campos, os bosques e as águas. Ovídio (43 a. C a 18 d. C.), nas Metamorfoses, nos dá uma versão do mito de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Lésbia E catulo.Amós Coêlho da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):71-77.
    Os poetas e prosadores latinos assimilaram bem a lição grega. No entanto, a literatura latina, mesmo caudatária da grega, nesse procedimento de assimilação, não é subserviente, e muito menos se deve falar em cópia. Só havia plágio, se a imitação fosse da mesma fonte pela segunda vez sem nenhuma criatividade. Roma, como herdeira dos temas gregos, imitou criando. Transplantou para o latim recursos poéticos gregos. Não é uma tradução simplesmente. Mas é uma ação de levar para além: trans-ducere. Quanto ao (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A sátira X, de Juvenal.Amós Coêlho da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):53-59.
    Poetas que se destacaram pela sátira. Ecos satíricos em outros discursos poéticos. Juvenal, que não soube mentir, ocupou o seu tempo tentando a educar os romanos: Quid Romae faciam? Mentiri néscio. Que fazer em Roma? Não sei mentir.(I, 3, 41) A emergência urbana tornou o povo romano civilizado, mas insensato em suas preces suplicantes de desejos aos deuses: Juvenal, Sátiras, X.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Características do gramático carísio.Amós Coelho da Silva - 2008 - Principia 2 (17):25-30.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  62
    O tema da liberdade em agostinho na obra O livre-arbítrio.Elias Gomes da Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 25-32.
    O tema da liberdade é de capital importância não só para filosofia, mas, sobretudo, também para tradição cristã. Como doutrina bíblica o conceito de liberdade tem sido estudado e pesquisado por diversos pais da igreja ao longo dos séculos, dentre os quais se destaca os trabalhos realizados por Agostinho. Nesse sentido, o respectivo artigo procura analisar e compreender a maneira como esse autor descrever a temática, preferencialmente a partir de sua célebre obra o Livre-Arbítrio.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  30
    Religiosidade E meio ambiente: Das críticas dos ambientalistas à construção de Uma ecoteologia.Elias Gomes da Silva - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):132-140.
    The essay provides an overview of what will be the call ecotheology. The main idea, grounded in this post show that the criticisms made by some environmentalists of the twentieth century theology in the exercise of its functions, has established a reading of canonical texts, heavily influenced, in a hermeneutic stance of ecological character. The relevance in relevance in addressing an issue with that, is something of great importance, especially in that it is precisely in Latin America where you have (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Jesus cristo na teologia pluralista da libertação latino-americana Uma aproximação sistemática.Ronaldo Gomes Da Silva - 2012 - Miscellanea Francescana 112 (1-2):125-153.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    A difícil relação entre realismo E racionalidade na filosofia de Karl Popper / the difficult relationship between realism and rationality in the philosophy of Karl Popper.Adan John Gomes da Silva - 2013 - Synesis 5 (2):1-11.
    O trabalho tem como objetivo mostrar a existência de uma tensão entre duas das principais ideias do filósofo da ciência Karl Popper, sob a luz das críticas feitas por W. H. Newton-Smith, para quem aquele filósofo não conseguiu conciliar suas ideias sobre o método científico com o ideal realista de que a ciência almeja uma descrição cada vez mais verdadeira do mundo, e que por isso ele não foi capaz de sustentar um modelo racional de ciência.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que fala (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    La fede in gesù cristo come punto saldo Nel dialogo interreligioso.Ronaldo Gomes da Silva - 2013 - Miscellanea Francescana 113 (1):56-83.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Um embate ideológico: Estado-igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  29
    Artefatos do "Quebra": indumentária étnica e estética da coleção perseverança.Anderson Diego Da Silva Almeida & Fernando Antônio Gomes De Andrade - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo traduz a discussão que vem sendo construída sobre a indumentária étnica, especificamente de matriz afro-brasileira. Para tal narrativa, a temática envereda-se em apresentar alguns artefatos pertencentes à Coleção Perseverança: faixa, peitoral, coroa capacete, pulseiras e bolsas. Esta pesquisa seleciona, dentre as 215 peças da coleção, os adornos utilizados nos terreiros de Xangôs do estado de Alagoas. É importante entendermos que os artefatos selecionados representam a memória do “Quebra do Xangô”, em 1912, ato conhecido como a invasão e destruição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Apresentação do Dossiê.Celeste Ciccarone, Paulo de Tássio Borges Da Silva & Witembergue Gomes Zaparoli - 2018 - Odeere 3 (5):1.
    Não há dúvidas de que o caminho da descolonização é a eclosão do múltiplo em suas emergências de autorias, saberes, estratégias de luta. Ao revelar as fissuras nos mecanismos cristalizados de dominação, da invenção do outro subalterno, são acionadas reapropriações heterogêneas dos legados coloniais. Os movimentos de resistência reterritorializam a memória em disputa, desvendam a relação intrínseca entre memória e território e proporcionam leituras não hegemônicas das histórias e imaginários coloniais; recompõem trajetórias e reconfiguram nas narrativas e ritualidades as relações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Characterization of Reproductive and Morphological Variables in Female Elite Futsal Players.Marcos Roberto Queiroga, Danilo Fernandes da Silva, Sandra Aires Ferreira, Vinícius Müller Reis Weber, Daniel Zanardini Fernandes, Timothy Gustavo Cavazzotto, Bruno Sergio Portela, Marcus Peikriszwili Tartaruga, Matheus Amarante Nascimento & Edgar Ramos Vieira - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    We aimed to characterize the age of onset of training, age at menarche, menstrual periodicity, and performance perception during the menstrual cycle and examined the impact of these reproductive variables on body composition, morphology, and body weight satisfaction in Brazilian elite futsal players. The study consisted of 115 female Brazilian elite futsal players from the top national teams. Data were collected during the twentieth Women’s Brazil Futsal Cup. Players were interviewed and self-reported their age of onset of training, age at (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Notas sobre lógica e responsabilidade moral em Leibinz.Victor Hugo Fonseca da Silva Coelho - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:136.
    Resumo:É pretendido, neste pequeno texto, mostrar como Leibniz se insere de modo bem peculiar na tradicional discussão filosófica acerca da liberdade do agente num mundo governado pelo princípio de razão suficiente. A questão posta por Arnauld, em carta de 13 de março de 1686, além de forçar Leibniz a dar esclarecimentos sobre a solução que adotou, também é importante por carregar certos resquícios do modo pelo qual Aristóteles abordou este tema. Também deve ser notado que, apesar da ruptura que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    Young People Who Meaningfully Improve Are More Likely to Mutually Agree to End Treatment.Julian Edbrooke-Childs, Luís Costa da Silva, Anja Čuš, Shaun Liverpool, Catarina Pinheiro Mota, Giada Pietrabissa, Thomas Bardsley, Celia M. D. Sales, Randi Ulberg, Jenna Jacob & Nuno Ferreira - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Objective: Symptom improvement is often examined as an indicator of a good outcome of accessing mental health services. However, there is little evidence of whether symptom improvement is associated with other indicators of a good outcome, such as a mutual agreement to end treatment. The aim of this study was to examine whether young people accessing mental health services who meaningfully improved were more likely to mutually agree to end treatment.Methods: Multilevel multinomial regression analysis controlling for age, gender, ethnicity, and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Microagressões raciais nas ciências exatas.Ronaldo André Lopes & Guilherme Henrique Gomes da Silva - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:389-399.
    Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que buscamos identificar as experiências de estudantes da área de Ciências Exatas com microagressões raciais. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes beneficiários de ações afirmativas matriculados em cursos da área de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (n=390) que responderam um instrumento denominado Escala de Experiências Acadêmicas, Sociais e de Sobrevivência no âmbito das Exatas (EASS-Exatas). Para a análise, utilizamos correlações e Spearman, teste de significância qui-quadrado e Análise de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  29
    A vida religiosa feminina e as relação de poder na Ordem dos Pregadores: reflexões a partir dos epistolário de Jordão da Saxônia.Carolina Coelho Fortes & Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva - 2017 - Horizonte 15 (48):1220-1252.
    Between 1221 and 1236, Jordan of Saxony, the general master of the Order of Friars Preachers, and Diana Andaló, nun of the monastery of St. Agnes in Bologna, were frequent correspondents. From the exchange of epistles that characterized their friendship, only a few dozen letters written by the friar reached us. In them we can see the growth of the Order in those early years of its institution, its gradual organization as well as the policy of the master in relation (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  23
    A investigação arqueológica como diagnóstico do presente: uma crítica ao pensamento antropológico.Fernanda Gomes da Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (4):65-84.
    This article aims to produce a perusal of the archaeological investigation undertaken by Michel Foucault as a diagnostic work of the present. This posture seeks to establish a critique of the dominant anthropological thinking in the French scenario of the nineteen sixties. For this task, we describe the conceptual apparatus forged in the Archeology of Knowledge to follow a double movement of strong Nietzschean presence: at the same time that Foucault makes his critique of the humanisms that permeate the current (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  12
    Entre o trabalho e a escola.Marcia Cristina da Silva Vendramin, Sandra Francisca Bezerra Gemma & Andreia Silva Mata - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):302-323.
    O artigo discute a problemática na produção de semijoias e bijuterias em Limeira-SP. A pesquisa descritiva foi realizada com crianças e adolescentes em idade escolar.Foi aplicado um questionário contendo 41 perguntas objetivas que investigaram o perfil do estudante, da família, do trabalho, dos estudos e aspectos da saúde. Entre os principais resultados foi detectado que 569 participantes possuíam idades entre 7 a 13 anos e destes 37,43% informaram que precisam trabalhar para ajudar seus familiares.Quando questionado sobre o tipo de atividade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  36
    Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  32
    Modulation of Serum Brain-Derived Neurotrophic Factor by a Single Dose of Ayahuasca: Observation From a Randomized Controlled Trial.Raíssa Nóbrega de Almeida, Ana Cecília de Menezes Galvão, Flávia Santos da Silva, Erick Allan dos Santos Silva, Fernanda Palhano-Fontes, João Paulo Maia-de-Oliveira, Lobão-Soares Barros de Araújo, Bruno Lobão-Soares & Nicole Leite Galvão-Coelho - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  21
    KAEFER, J. A. A Bíblia, a Arqueologia e a História de Israel e Judá. 1ª. Ed. São Paulo: Paulus, 2015, p. 112. ISBN: 9788534941549. [REVIEW]Elias Gomes da Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):255-258.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    A Dívida de Popper Para Com Kant: Os Dois Problemas Fundamentais da Teoria Do Conhecimento.Paulo Uiris da Silva Gomes - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):117.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os dois problemas fundamentais da teoria do conhecimento: o problema da demarcação científica, ou problema de Kant; e o problema da indução, ou problema de Hume. O primeiro refere-se a questão acerca do critério da demarcação, isto é, que critério devemos usar para distinguir enunciados das ciências empíricas de afirmações metafísicas e pseudocientíficas. Popper afirma que Kant foi o primeiro a formular tal problema, e com ele, a demarcação científica tornou-se o problema central (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    O olhar feminino na série The Handmaid’s Tale (2017).Renata Gomes, Aline Cristina da Silva & Sarah Ellen Linhares - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):249-268.
    O propósito deste artigo é analisar o olhar feminino através da narração e do mis-en-scène da série The Handmaid’s Tale, em português, O Conto da Aia (2017). A série se passa em uma sociedade distópica, regida à base da teonomia totalitária e fundamentalista cristã. As mulheres dessa sociedade perderam suas vozes, são desumanizadas, devido ao seu gênero, e tornadas objetos férteis nas mãos de seus comendadores; a narrativa e o desenvolvimento das personagens fazem alusão ao empoderamento feminino e suas lutas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  40
    Metaphors of difference.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Criminalidade organizada E justiça penal negociada: Delação premiada.Luiz Flávio Gomes & Marcelo Rodrigues da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    CRIMINALIDADE ORGANIZADA E JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA: DELAÇÃO PREMIADA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  24
    Um embate ideológico: Estado - igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Este artigo apresenta uma noção do embate velado entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro para dominar a sociedade civil na transição império – república, um para não perder sua influência secular, o catolicismo, e outro, o Estado, para não se deixar influenciar pela ideologia antagonista ao projeto positivista-liberal a ser implementado naquele contexto onde o slogan fala por si "ordem e progresso".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000